A nova “identidade do século 21” do Yahoo

A nova “identidade do século 21” do Yahoo

Pentagram redesenhou o logótipo e a marca do Yahoo para dar ao motor de busca uma identidade “ousada e confiante” para o século XXI.

O logótipo foi projetado para ser mais simples e flexível que o design anterior, mas também relembra a diversão do estilo de logótipo “Looney Toons” de 1996.

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“O Yahoo é uma das marcas icônicas no mundo digital e o seu logótipo original capturou perfeitamente o espírito dos primórdios da internet”, disse Michael Bierut, da Pentagram.

“Estávamos determinados a refletir as raízes idiossincráticas da marca, razão pela qual mantivemos e fortalecemos o ponto de exclamação do Yahoo”, diz Michael Bierut.

As letras maiúsculas das iterações anteriores do logótipo foram abandonadas em favor das letras minúsculas.

O ponto de exclamação da marca está em itálico para dar ênfase e é alinhado em 22.5º para corresponder ao ângulo do Y.

“O tratamento em itálico exagerado do ponto de exclamação ajuda a encaixar o lettering com duas diagonais fortes e relembra o charme do estilo da marca original dos anos 90 Looney Toons”, explica Bierut.

A nova identidade foi criada para marcar a nova estratégia de marca do Yahoo, com foco em ajudar os utilizadores a encontrar uma experiência mais personalizada online. O design pretende representar este novo capítulo para a empresa.

“Hoje, o Yahoo não é apenas um lugar de diversão, mas um lugar onde as pessoas buscam notícias do mundo, conselhos de investimentos e relatórios meteorológicos confiáveis”, diz Bierut.

“Tivemos a sorte de trabalhar com a equipa do Yahoo para encontrar um equilíbrio entre o que sempre destacou a marca – o ponto de exclamação, a cor púrpura e o yodel – enquanto criamos um sistema de identidade do século 21 que responde às necessidades das suas centenas de milhões de usuários”.

O logo está escrito com a fonte Centra No. 2 Extrabold, com as letras modificadas para serem mais geométricas e compactas. O roxo, que é a cor do Yahoo desde 2009, é usado em todo o rebrand.

Um tom brilhante chamado “geleia de uva” é usado como a cor primária, com tons secundários de “calças hulk” e “malbec”.

Pentagram projetou o logótipo para que funcione em plataformas físicas e digitais e em todas as escalas – desde a lateral de um prédio a um aplicativo móvel.

O logótipo foi projetado para que possa ser simplificado e criar um y! monograma, que será usado nas submarcas Yahoo.

“Trabalhamos muito próximos das equipas de produto e criativos do Yahoo para garantir que funcione bem nos mídia e nas plataformas”, explicou Bierut.

“O tratamento abreviado y mais a pontuação formaliza uma maneira de comunicar a marca de forma mais telegráfica. Todos os elementos são projetados para apoiar submarcas como Yahoo Finance e Yahoo Sports de uma maneira mais clara do que nunca”

O monograma y! pode também ser usado em roupas como bonés e meias, embora Bierut não crê que o Yahoo abandonará os serviços Web para se tornar um fabricante de roupas num futuro próximo.

“No final das contas, é difícil para uma empresa chamada Yahoo não ser divertida em algum nível”, diz ele. “E acredito que eles estão a avaliar a demanda potencial antes de se comprometerem totalmente com o negócio de meias!”

A Pentagram é uma das maiores consultorias de design do mundo; já realizou grandes revisões do Slack, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington DC e da Battersea Dogs & Cats Home.

Yahoo é uma das inúmeras empresas que simplificaram a sua marca nos últimos anos. No início deste ano, o estúdio londrino Red & White criou um logótipo minimalista para a BT, enquanto a Mastercard retirou o nome do logótipo para ficar mais simples e claro.

Fonte: https://www.dezeen.com/2019/09/26/yahoo-logo-rebrand-pentagram