Porto Design Biennale 2019

Porto Design Biennale 2019

Pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança é aquilo a que se propõe a 1ª edição da Porto Design Biennale, sob o tema Post Millennium Tension, através de um programa de exposições, workshops, performances, instalações e conversas, a ter lugar em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos.

A Porto Design Biennale é promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos e organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

Com curadoria-geral de José Bártolo, a 1.ª edição procura mapear os projetos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global — identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras. Através de uma série de exposições, conferências e workshops, esta edição da PDB explora várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina. Assim, são apresentadas propostas tão diferentes como a de explorar as ligações entre o design e a indústria portugueses e a de revisitar cartazes de protesto em manifestações do arquivo Ephemera. Estabelece-se uma plataforma de investigação e promovem-se workshops e debates, ao mesmo tempo que se apresenta um conjunto de projetos de escolas de design nacionais e se integra na programação um conjunto de projetos satélites de intervenientes muito diversos, 10 dos quais selecionados através de um open call.

A presença de Itália enquanto país convidado procura interligar projeto, cultura e território, visto como um tecido geográfico, material, social e humano, refletindo sobre a cultura de design e a sua capacidade para acompanhar as mudanças aceleradas e as tensões impostas pela contemporaneidade.

In: https://esad.pt/pt/news/porto-design-biennale19-post-millennium-tension

Porto Design Biennale revela programa de estreia em evento com DJset

Pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança, com especial atenção ao design português, é aquilo a que se propõe a 1.ª edição da PDB – Porto Design Biennale, um evento ímpar em Portugal que parte da iniciativa dos municípios do Porto e de Matosinhos e cujo programa oficial é anunciado à cidade ao fim da tarde desta quarta-feira, 19 de setembro.

Durante um evento com DJset, o curador geral da bienal, José Bártolo, e demais curadores levantam o véu sobre a programação a partir das 19 horas, no espaço-loja PDB’19 situado no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto 71, Porto), que terá entrada livre para o público.

A PDB – Porto Design Biennale assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design. Decorrendo entre setembro e dezembro de 2019 em diversos locais das duas cidades, a programação da edição de estreia girará em torno do tema “Post Millennium Tension” para estimular uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança.

Explorando formatos diversos, o design português contemporâneo será largamente mostrado nas suas várias vertentes disciplinares – do design industrial ao digital, do design de moda ao design gráfico – e nas suas múltiplas abordagens funcionais, conceptuais e processuais. A dimensão contextual do design português será refletida e debatida, analisando-se as inúmeras ligações entre o design e contextos societais – tecnológico, económico, cultural ou politico – bem como novas formas de relação disciplinar com a prática artística, o pensamento crítico e a investigação científica.

Tomando como mote as Tensões Pós-Milénio, será realizada uma conferência internacional que que problematizará o tema da bienal a partir de diversas perspetivas de teoria e prática crítica contemporâneas: do design especulativo à arquitetura forense. Um workshop internacional destinado a jovens curadores possibilitará a apresentação de novas e radicais formas de discurso curatorial sobre o design.

Paralelamente, em torno do país convidado – Itália – foi construída uma programação que, não deixando de revisitar a história do design italiano, perspetiva as emergências da cultura projetual italiana.

Abrindo-se a vários públicos, especializados e não especializados, a programação da Porto Design Biennale ’19 incluirá ainda um vasto programa de eventos, instalações interativas, performances e concertos, que ocuparão dezenas de locais das cidades do Porto e Matosinhos.

Promovida em estreita parceria pelos dois municípios, a PDB’19 tem organização da esad?idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.

In: http://www.porto.pt/noticias/porto-design-biennale-revela-programa-de-estreia-em-evento-com-djset

Imagens: https://portodesignbiennale.pt